Forças de caráter - um impacto extremamente benéfico ao desenvolvimento humano!
- Rosangela Bertuol
- 21 de jul. de 2020
- 4 min de leitura
Você já se perguntou quais são as suas principais forças de caráter, e como fazer para descobri-las?
Foi pensando em ajudar o maior número de pessoas possível que parei para escrever este artigo.
Há alguns dias fiquei comovida com o relato de uma amiga, que me procurou para desabafar sobre o quanto estava triste, frustrada e deprimida com as escolhas que fez profissionalmente. Ela queria desabafar, mas conforme a conversa foi desenrolando percebi que ela precisava de ajuda e então procurei entender a sua dor, usar da empatia e auxiliar com alguns conhecimentos que a Psicologia Positiva me propiciou.
Infelizmente não é só essa amiga que está passando por isso. Se observarmos as pessoas ao nosso redor, veremos que a maioria delas segue a fórmula ensinada no sistema familiar, na escola e no trabalho: se você trabalhar muito terá sucesso, e somente então será feliz.
Esse padrão de crença explica o que nos motiva: se eu receber um aumento ou alcançar a próxima meta, então serei feliz e realizada; ou seja, primeiro o sucesso e depois a felicidade.
O problema é que essa fórmula não funciona, definitivamente. Mais de uma década de pesquisas na área da neurociência e da Psicologia Positiva provaram que a relação entre sucesso e felicidade funciona ao inverso. A felicidade é a precursora do sucesso, e não o resultado dele. E essa felicidade é que promove o impacto positivo no desempenho.
Para demonstrar o quanto a minha afirmativa tem respaldo, basta analisarmos os últimos dados da Previdência Social do Brasil, que apontam que em 2018 foram concedidas oito mil licenças em decorrência de transtornos mentais, desenvolvidos no ambiente de trabalho. Esse número aumentou em 12%, com relação à pesquisa de 2017. É um aumento expressivo e preocupante.
Então a gente se pergunta, por que com tantos fatos, dados, informações e as pessoas mesmo adoecendo insistem em realizar uma atividade que não lhe promove satisfação, nem bem-estar e nem mesmo felicidade? E por que o ambiente de trabalho é um local que adoece as pessoas?
O que os estudos da Psicologia Positiva nos apresentam é que uma pessoa só vai atingir a felicidade plena, satisfação e realização profissional e alcançar alta performance se conseguir conciliar três pilares:
- Fazer algo conectado com o seu propósito;
- Fazer algo que lhe traga satisfação e faça sentido em sua vida;
- Usar os seus talentos, virtudes e forças de caráter.
Posso dizer que esses elementos compõe a tríade do engajamento.
O Instituto Gallup, que realiza diversos estudos sobre o tema engajamento, demonstrou em uma das suas pesquisas que menos de 15% das pessoas são engajadas nas organizações.
Então você deve estar pensando, o que devo fazer para identificar o meu propósito, os meus talentos, virtudes e as minhas forças de caráter? E o que posso fazer para trabalhar de maneira feliz e me realizar como profissional, obtendo um excelente desempenho e performance?
O primeiro ponto é identificar o que você realmente gosta de fazer:
- O que é importante para você em um ambiente de trabalho?
- Qual o sentido que o trabalho tem hoje para você?
- O quanto você se conecta com o que você faz?
Encarar e responder todos estes questionamentos pode te levar a fazer escolhas. Será que o que você faz hoje foi algo que você escolheu? O que você escolheu fazer gera algum valor e tem um significado real na sua vida? Você consegue colocar em prática os seus talentos, forças e virtudes ou o seu trabalho é apenas uma oportunidade de renda?
Existem várias fontes e ferramentas disponíveis que podem te ajudar a se conhecer melhor, identificar seus talentos, suas virtudes e forças de caráter.
Mas o que são as forças de caráter que eu falei tanto até aqui?
Elas são as características positivas individuais que, quando colocadas em prática, trazem um impacto extremamente benéfico ao desenvolvimento humano. Após muitas pesquisas, os estudiosos da área de análise do comportamento humano identificaram que existem 24 diferentes forças de caráter e de modo geral, quase todos nós possuímos essas 24 forças em diferentes graus, sendo que cada indivíduo possui sua própria composição, o que nos torna únicos.
A Psicologia Positiva afirma que as pessoas só podem ser realmente felizes quando descobrem e utilizam suas forças em todos os aspectos de suas vidas.
Diferentes estudos mostram que quando usamos nossas forças de caráter nas atividades diárias, há um aumento significativo de autoestima, energia e vitalidade, além de melhorar nossos relacionamentos e proporcionar maiores chances de atingir nossos objetivos. Mas os benefícios não param por aí. Em um ambiente profissional, uma abordagem focada nas forças de caráter é capaz de elevar até 73% o engajamento dos colaboradores. Incrível não é mesmo?
Quando as forças são usadas, o trabalho não é visto somente como um meio de subsistência, mas também como uma forma de viver o seu propósito e a sua missão de vida.
Bom, a essa altura, talvez você esteja se perguntando quais são as suas principais forças de caráter, como faço para descobri-las? Existem avaliações práticas que podem te ajudar a identificar essas características. A minha sugestão é que você utilize o VIA - Survey Of Character, que é a ferramenta mais usada em escala global.
Comece o teste! Ele está disponível no site https://www.viacharacter.org/character-strengths
E depois de fazer o teste, me escreva para a gente trocar uma ideia e entender um pouco do resultado.
Será um grande prazer te ajudar nessa linda jornada de autoconhecimento que eu tanto chamo de florescimento.

Comments